Depois de algum tempo sem postar alguma atualização aqui no blog, estou de volta. Durante estes poucos meses muitas coisas aconteceram, abaixo citarei as principais, e mais pôlemicas. Para começar uma das novidade do ano é o novo padrão visual da frota de Blumenau, além dos ônibus troncais, á partir de agora todos os ônibus alimentadores serão amarelos, sim no começo vai parecer muito estranho pegar um ônibus amarelo para ir para Itoupavazinha por exemplo, mas teremos que nos acostumar, na minha opinião achei a mudança desnecessária, gostava mais como era antes onde todos sabiam que ônibus verdes eram interbairros, azul alimentadores, e amarelos que vão para o centro, facilitava muito mais, principalmente para quem não é da cidade, mas segundo o Consórcio SiGA e Seterb estas mudanças ocorreram pois é necessário equalizar os custos, enfim.
Abaixo fotos de novos Ônibus alimentadores adquiridos pelas empresas Viação Verde Vale e Coletivo Rodovel já com a nova mudança.
E você o que acha desta mudança? Responda a enquete ao lado na barra lateral do blog.
Além deste carro a empresa Viação Verde Vale também adquiriu mais um ônibus igual o da foto o 3331Além destes a Rodovel recebeu os carros 2223,2224,2226,2227,2229,2230 também alimentadores e já no novo padrão visual.
Falando em equalizar os custos, nas ultimas semanas o que mais se tem falado é no aumento da passagem do transporte coletivo aqui da cidade. Pra falar verdade como usuário (sofredor deste sistema) também sou contra o aumento da passagem, já que a única mudança será o aumento,pois os atrasos, os ônibus cheios, e cada vez menos horários vão continuar tudo a mesma coisa, desde 2003 com a inauguração do terminal Proeb, Blumenau não vê um grande investimento no transporte coletivo, a única coisa que a população vê e escuta são promessas em eleições, e promessas de melhorias no sistema todos os anos quando ocorrem os aumentos do preço da passagem, como este ano onde logo após o aumento o Seterb anunciou melhorias significativas para o transporte coletivo, esperamos que este ano novamente não fique só na promessa, esperamos realmente que as obras saiam do papel, e não só saiam do papel como sejam concluídas, também cabe a população ficar atenta e verificar se realmente haverá melhorias, e principalmente cobrar dos administradores da cidade uma solução já que foram eleitos para isso pelos os eleitores que esperavam ver uma “Blumenau mais forte de novo”
O anúncio do aumento da passagem aqui em Blumenau ocasionou uma revolta grande (e com razão) de muitos usuários, como exemplo o vídeo abaixo que mostra cenas do cotidiano do serviço prestado. Além do Video também foi criado um blog www.aumentonatarifa.blogspot.com
Ah mas antes que eu me esqueça e não seja injusto houve sim uma reforma, a do terminal do aterro, que mesmo depois de “terminada a reforma” continuou deixando os passageiros comendo muito pó, cada ônibus que passava as pessoas cuspiam um tijolo, pode parecer cômico se não fosse trágico, abaixo fotos de como está o terminal do aterro hoje depois da reforma, acho que ficou bom né. rsrsrs
BLUMENAU CONTA COM O TRANSPORTE COLETIVO DESDE 1914. DE LÁ PARA CÁ; MUITAS DIFILCULDADES FORAM ENFRENTADAS PARA QUE A CIDADE SE TORNASSE MODELO, RECEBENDO VISITAS DE OUTROS ESTADOS, MUNÍCIPIOS, E ATÉ PAÍSES.
Primeiro Ônibus de Blumenau, adquirido em 1914, fazendo o percurso Centro-Itoupava Seca.
Ônibus da Linha Circular de Chassi Magirus, Carroceria Elisiário, de propriedade da Coletivo Wolfran Ltda na Década de 50.
Ônibus Mercedes-Benz da Transporte Coletivo Ulrich que servia aos moradores do Garcia até o ano de 1962
Os Sackl se Inspiraram na Igreja da Glória (no fundo) para Batizar a empresa da Família.
Ônibus Mercedes-Benz, Ano 1975, da Coletivo Ouro e Prata, cuja carroceria foi fabricada em Brusque, na fábrica de carrocerias Diégoli.
OS PRIMEIROS ESTUDOS PARA IMPLANTAR UM SISTEMA DE TRANSPORTE COMEÇARAM EM 1989, COM BASE NO MODELO DE CURITIBA, COM OBJETIVO DE REDUZIR O NUMERO DE ÔNIBUS NO CENTRO NOS HORÁRIOS DE PICO E PROPORCIONANDO O PAGAMENTO DE UMA ÚNICA PASSAGEM.
Nessa época as empresas deveriam adequar suas frotas ao sistema integrado de transportes a ser implantado, ou seja Ônibus com três portas, uma para embarque e duas para desembarque.
EM 1991 COMEÇARAM AS OBRAS DOS TERMINAIS FONTE E GARCIA, QUE FICARAM PRONTO EM 1992 E 1993, RESPECTIVAMENTE. NO TERMINAL GARCIA FOI PRECISO FAZER UMA GALERIA NO RIBEIRÃO DA GLÓRIA, QUE PASSA POR BAIXO DO TERMINAL. EM 1993 PASSOU-SE A DAR MAIS ATENÇÃO AO TERMINAL DO ATERRO, COM A TERRAPLANAGEM E PREPARAÇÃO DO TERRENO ONDE HAVIA UM DEPÓSITO DE LIXO. ESTE POR SUA VEZ FICOU PRONTO EM 1995, ASSIM NO DIA 30 DE ABRIL de 1995 OCORREU A INAUGURAÇÃO OFICIAL DOS TERMINAIS ATERRO, GARCIA E FONTE QUE ENTRARAM EM OPERAÇÃO NO DIA 2 DE MAIO, GERANDO MUITO TUMULTO, POIS A POPULAÇÃO NÃO ESTAVA PREPARADA PARA A MUDANÇA E NÃO HAVIA EQUIPE PREPARADA O SUFICIENTE PARA ORIENTAR O PESSOAL. A INTEGRAÇÃO DO SISTEMA ERA DE CERCA DE 35% E MUITOS USUARIOS AINDA PAGAVAM MAIS DE UMA PASSAGEM.
Em 1995, quando se inauguraram os terminais, optou-se por pintar os Ônibus de branco, com faixas de uma cor, dependendo do tipo de linha. Os Ônibus das linhas troncais teriam uma faixa vermelha, os da linhas alimentadoras, faixa azul, e os das linhas interbairros, faixa verde.
DEPOIS DO ÍNICIO DO SISTEMA INTEGRADO, AINDA EM 1995 COMEÇARAM AS OBRAS DO TERMINAL DA VELHA, QUE FOI INAUGURADO EM 31 DE AGOSTO DE 1996 E TEVE AS OPERAÇÕES INICIADAS TRÊS DIAS DEPOIS. NESTE PERÍODO FORAM CRIADOS OS TRONCAIS 30 E 31, LIGANDO OS TERMINAL VELHA E FONTE. E A INTEGRAÇÃO CHEGOU A 70% E AS LINHAS FORAM DIVIDIDAS.
"Transportes para Todos", este foi um dos principais lemas de campanha do Governo Popular do Ex-Prefeito Décio Lima, que assumiu a Prefeitura em 1997, quando criou-se o Domingo Livre, que possibilitava o deslocamento de pessoas que não tinham condições financeiras para visitar outros locais da cidade ou até mesmo visitar parentes de bairros distantes.
No Governo Popular os Ônibus também ganharam nova Pintura, sendo Troncal na cor amarelo trânsito, Alimentador na cor azul-tirreno, Radial na cor branco califórnia, e Interbairros na cor verde capri.
Em 1997 foram investidos R$ 10 milhões na compra de 90 Ônibus, sendo 63 convencionais, 3 microônibus, e 24 articulados, os primeiros de Blumenau, que começaram a rodar em junho de 1997, possibilitando maior espaço, conforto e economia de combustível.
Durante o Governo Popular também foi criada a Linha do Cidadão, operada com Ônibus adaptados com elevadores hidráulicos, para atender o portador de deficiência, Também foram criadas as linhas do Trabalhador, a Linha Madrugueira, a Linha Executiva "o vermelhinho" e a Linha Alpina, que atende moradores de bairros mais distantes, carentes e que são de difícil acesso.
Durante a administração do Prefeito Décio Lima o transporte coletivo foi eleito como uma das prioridades, assim o seterb passou por uma completa mudança de filosofia. Além da Grande renovação da frota, implantação de novos serviços e padronização do sistema, também foram construídos mais dois terminais o da Fortaleza em 1999, e o da Proeb em 2003.
Em 2008 Blumenau recebeu 49 Ônibus novos todos adaptados com elevador, e alguns carros piso-baixo o que representou para cidade 20% da frota atual, além da frota adaptada foi implantado mais um serviço o Blufácil para as pessoas com dificuldades severas de locomoção mediante agendamento prévio um veículo passará no local combinado e apanhará o usuário para levá-lo, gratuitamente, a qualquer ponto da cidade, primando para os roteiros de educação, saúde, trabalho e lazer.
Fonte dos dados: Seterb, e Livro Viagens pela Cidade - O transporte coletivo de Blumenau, autoras: Méri Frotscher, e Léa Maria Vedana.
SIGA ESTE BLOG
CONSÓRCIO SIGA
Empresa Nossa Senhora da Glória
Coletivo Rodovel
Viação Verde Vale
CARTÃO SIGA
Adoro Andar de Ônibus...
"Adoro andar de ônibus. Nada se compara a liberdade de estar em vários lugares, ter várias óticas da cidade. São momentos especiais, flashes do cotidiano fotografados por meus olhos, tal e qual uma história em quadrinhos, onde um único movimento necessita de vários riscos.A vida se renova sempre que entro no ônibus, ainda que no mesmo trajeto. A mulher da blusa azul não estará mais naquela esquina. O homem que carregava a pasta preta também não. Mas pelo menos eu sei que eles existem. Que suas histórias se cruzam a minha, mesmo que em outros trajetos ou talvez no mesmo, ainda que a blusa seja branca.Adoro andar de ônibus. Sempre descubro coisas novas no caminho. O mundo e o movimento da vida são tão cheio de possibilidades...Da janela do ônibus faço o enquadramento da minha câmera especial, os meus olhos. Fotografo várias cenas, dirijo vários roteiros, escrevo muitos livros. Vivo intensamente da janela do ônibus. Participo da vida alheia sem consentimento, viajo a lugares além da dimensão real, coloco a ordem no caos da cidade.Faço amigos íntimos no enquadramento das janelas dos edifícios. Vou indo perto e longe da vida e consigo tocar as vidas que trafegam sem ter que pedir permissão.Adoro andar de ônibus..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário