domingo, 6 de julho de 2008

INAUGURADO O BLUFÁCIL !!!

O Prefeito João Paulo Kleinübing entregou oficialmente à comunidade o primeiro ônibus que abastecerá o serviço de transporte Blufácil - exclusivo para as pessoas que têm dificuldades severas de locomoção. Com este novo serviço, os tetraplégicos e portadores de deficiências graves, até então impossibilitados de acessar os veículos convencionais mesmo com adaptações, poderão se cadastrar para receber ônibus o mais próximo possível de sua residência, em horários pré-determinados. (Para usar o serviço o usuário deve ser cadastrado e agendar antecipadamente, junto ao Consórcio Siga, o dia e o horário da necessidade do ônibus). Será dada preferência aos destinos referentes a reabilitação, saúde e educação. Atualmente, Blumenau já conta com ônibus adaptados em 15% da frota circulante. Até o fim deste ano, 27% dos ônibus terão adaptações para receber as pessoas com dificuldades de locomoção. Entretanto, apesar da inclusão cada vez maior de ônibus adaptados com elevadores ou pisos baixos, ainda havia uma parcela da população que precisa ser transportada com acompanhante e em condições especiais. “É justamente para este perfil de usuário que o Seterb desenvolveu o Blufácil,” explica o coordenador da implantação do serviço, Marco Antônio Leal. Inicialmente será disponibilizado um microônibus para prestar atendimento, até novembro deste ano mais um veículo está previsto. Leal explica que o Blufácil estará completo em maio do ano que vem quando um terceiro carro integrará a frota. Para acessar as regiões mais íngremes da cidade, o transporte será feito com vans ou microônibus. Além de vagas para acoplar as cadeiras de rodas, e de cintos de segurança especiais, os veículos também têm espaço para um acompanhante de cada usuário especial. O Blufácil surgiu da parceria entre Seterb e Abludef- Associação Blumenauense de Deficientes Físicos. É através das informações e do mapeamento realizado pela entidade, que o poder público passa a conhecer com particularidade as prioridades a serem atendidas.

O lançamento oficial do Blufácil ocorreu nesta segunda feira 30 de junho às 9h na sede da Abludef: rua Bertha Odebrecht, 63, (ao lado do Celp) Toda a imprensa estava convidada a comparecer. Durante a solenidade de lançamento do Blufácil, o Prefeito João Paulo Kleinübing, também aproveitou para entregar às comunidades da Vila Itoupava e Itoupava Central, a tabela de horários de ônibus equipados com elevadores, que pela primeira vez, atenderão as pessoas residentes naquelas localidades e que também têm dificuldades para se locomover.

Repórter: Krislei Oechsler (http://www.blumenau.sc.gov.br)





Créditos das Fotos acima (http://www.dalvaday.blogspot.com/)

O 3326 da Viação Verde Vale Foi adaptado com Elevador, e ajudará a atender a região da Itoupava Central,e Vila Itoupava que antes só tinha horários com ônibus adaptados na linha do cidadão (214)

Nenhum comentário: