domingo, 8 de junho de 2008

A IMPORTÂNCIA DE UM TRANSPORTE PARA TODOS

Créditos da Foto:http://dalvaday.blogspot.com

Transporte público é um tema complicado por natureza. Transporte público para pessoas com deficiência, então, é controverso desde sempre, por lidar com responsabilidade social, adaptação de veículos e compreensão das dificuldades de cada um. Em Blumenau, a situação é exatamente nesse patamar: quem possui deficiência tinha poucas chances de usufruir do que a cidade oferece pelas dificuldades de locomoção e por conta das limitações da própria estrutura local. Até mesmo em decorrência de haver apenas três linhas especiais para este tipo de transportes (212; 213; e 214)
Mas agora os portadores de deficiência física têm em Blumenau mais opções de transporte. A principal delas são os novos ônibus adaptados. Que atenderam outras linhas alimentadoras e troncais, e não mais só as citadas acima, todos os ônibus da cor azul (alimentador) são adaptados com elevador,e os amarelos são de pisos baixo.para esse ano 2008 Blumenau receberá um total de 50 novos ônibus adaptados.
Vencer barreiras, limitações e preconceitos. Estes são desafios constantes para as pessoas com qualquer tipo de deficiência. Nos últimos tempos, as conquistas.
A nossa sociedade ainda não está preparada para tratar dos limites e diferenças do outro. E os deficientes físicos são pessoas que sofrem muito com isso. Quando a sociedade não dá o mínimo de condições para que pessoas portadoras de deficiência física exerçam sua cidadania, percebemos essa falta de preparo ao lidar com pessoas diferentes.
Simples atos do dia-a-dia e aspectos fundamentais na vida de qualquer um, como andar em um ônibus, ir a um banco ou supermercado ou simplesmente andar pelas ruas se torna muito difícil quando se necessita de ajuda de terceiros. Os impedimentos na vida dos deficientes devem ser eliminados, mas não por piedade. É direito constitucional do deficiente ser incluído na sociedade. E os deficientes são pessoas produtivas, a debilidade de um membro não significa a debilidade da mente.
No Brasil, desde o dia 24 de outubro de 1989, vigora uma lei que assegura aos deficientes o exercício de seus direitos individuais e sociais, além de sua efetiva integração social. Em termos reais, isso significa que os valores básicos de igualdade e oportunidade devem ser respeitados, assim como de qualquer pessoa. Os deficientes, levando em conta suas limitações, têm direito à oferta de educação especial gratuita, atendimento domiciliar de saúde ao deficiente grave, inserção no mercado de trabalho no setor público e privado e facilidade de acesso em edificações e vias públicas.

Nenhum comentário: